Historinhas Para Acordar

Hoje nosso Blog tem a participação de uma pessoa muito especial, a Tia Tina, do Canal “Historinhas para Acordar”!!!

fotografia historinhas para acordar

Se você conhece o canal aproveite para apreciar melhor sua idealizadora e linda história de vida. Se não conhece aproveite para conhecer!
“Historinhas para Acordar” é uma ótima opção para crianças assistirem vídeos divertidos com conteúdo educativo…
Confira a entrevista completa, você vai amar!

fotografia historinhas para acordar

Quem é Tia Tina?
Sou a Cristina Hentz Brand, 29 anos, atriz, conhecida como Tia Tina. Crianças e artes são minhas maiores paixões. O lúdico veio da minha infância por força do lugar onde me criei.

Como foi sua infância?
Sou filha de brasileiros, porém, nascida e criada numa pequena colônia Alemã no interior do Paraguai, formada por humildes agricultores, onde só haviam sítios, por isso, qualquer espiga de milho se transformava em uma “Barbie”. Era um tempo de muita dificuldade, eu acordava as 4h30 da madrugada para ordenhar as vacas, depois, era preciso fazer uma caminhada de quase 6km para chegar na escola as 7h00. Na volta além das tarefas escolares, eu ajudava minha mãe em casa ou meus pais e irmãos na roça. Mas o melhor momento para mim, sempre acontecia à noite, pois meu pai adorava reunir os nove filhos e a criançada da vizinhança para tomar um bom chimarrão e contar historinhas, depois ele ainda cantava algumas modas bem antigas, de instrumento usava sua velha gaita, animadora de todas as festas. Quantas lembranças boas tenho dessas reuniões sob a luz do luar, ou do velho lampião de querosene, pois na época não tínhamos energia elétrica.

As historinhas contadas pelo seu pai te influenciaram de alguma maneira?
Na época eu não imaginava como essas historinhas iriam me ajudar em minhas decisões, mas quando vim enfrentar uma cidade como São Paulo entendi a importância delas.
Valores! Percebi o quanto essa palavra pode influenciar a vida das pessoas em todos os sentidos.
Por causa destes valores e paixões, criei o canal “Historinhas para Acordar”, onde conto fábulas e histórias para despertar nas crianças os mesmos valores que meu pai me passou. O retorno foi maravilhoso e já de 2 milhões de visualizações.

Como foi essa trajetória?
Aos 16 anos a energia elétrica e televisão chegaram na minha colônia e fiquei tão encantada que resolvi: vou ser “mocinha de novela”. Não foi fácil deixar minha família, meus pais, 8 irmãos e 11 sobrinhos (na época) ainda pequenos, uma colônia de 500 habitantes e enfrentar São Paulo aos 18 anos, sem dinheiro e mal falando português. Para me sustentar, completar meus estudos e ainda fazer o curso de teatro trabalhei como intérprete de Alemão e Espanhol.
Assim comecei a realizar meu sonho. Atuei em diversas peças de teatro e comerciais de TV. Buscando mais qualidade de vida, vim desenvolver novos projetos em Florianópolis. Aqui fiz vários laboratórios de pesquisa em escolas e eventos infantis, no início para produzir peças de teatro educativas, posteriormente acabei criando o Canal no Youtube “Historinhas para Acordar”.

Porque a decisão de utilizar a internet como canal?
Depois que me tornei atriz e comecei a atuar em teatros e comerciais, descobri a força da internet, e pensando em tudo isso, criei um canal no youtube, pois assim como as historinhas que meu pai contava me influenciaram, queria também contar historinhas que pudessem contribuir de alguma maneira com a formação das crianças. Por isso o nome do canal “Historinhas para Acordar”, confesso que fiquei muito surpresa com o retorno que tive, tanto das crianças, como dos pais e até dos professores. Recebo mensagens emocionantes das crianças, relatos de mães contando sobre seus filhos explicando as histórias, de professores que estavam utilizando-as em sala de aula.

Como você escolhe os temas que irá abordar nas historinhas?
Através dessa proximidade e dialogo com o público, por meio das redes sociais e até pessoalmente, percebi a carência de falar sobre assuntos que podem mudar para melhor o futuro dessas crianças. Isso me motiva a espalhar essa mensagem para o maior número de crianças possível. Selecionei quatro temas urgentes para criar historinhas que falem sobre: Educação financeira, educação moral e cívica, nutrição e sustentabilidade.

Porque esses temas?
Vou citar cada um separadamente para que vocês possam entender a importância de cada um deles.
Educação Financeira: Se nãos soubermos administrar nosso dinheiro, além de nunca realizarmos nenhum sonho, nos tornaremos escravo dele.
Educação Moral & Cívica: Há um tempo não muito distante ainda cantávamos o hino nacional nas escolas, não era preciso leis para tratar os mais velhos com respeito e educação, havia gentileza e generosidade com o próximo. Então, que tal resgatarmos esses bons modos? Nutrição: Hoje a maior epidemia mundial é relacionada aos maus hábitos na alimentação, desde a anorexia até a obesidade.
Sustentabilidade: Com todo esse caos que estamos enfrentando, nem preciso explicar esse tema, não é? Porém, nessas historinhas, queremos criar o hábito nas crianças de preservar desde o quarto em que dormem, a casa em que vivem, o bairro, a cidade até o planeta.

Gostou da entrevista? Quer saber mais sobre “Historinhas para Acordar”? Então acesse:

Cristina-Hentz
Canal no Youtube: www.youtube.com/user/historinhasacordar
Fan Page:  www.facebook.com/historinhasparaacordar?fref=nf&pnref=story

voltar