Como e quando deve feita ser a visita ao recém-nascido?

A chegada do recém-nascido é um momento de muita alegria para familiares e amigos....

fotografia recém-nascido vinhedo

…O desejo e ansiedade de conhecer o bebê é natural, porém alguns cuidados são importantes para a visita não atrapalhar esse momento tão delicado.
Nós como fotografas de newborn (recém-nascidos) estamos presentes nessa primeira etapa da família e pudemos observar algumas ações que com certeza tornam esse primeiro encontro mais agradável e saudável.
Aqui vão algumas dicas:

  1. Devo visitar no hospital ou quando o bebê chegar em casa?
    Algumas mamães preferem receber as visitas ainda no hospital, pois não precisarão se preocupar com a organização da casa ou até mesmo com o que servir para a visita. Outras preferem manter esses primeiros dias apenas com os familiares e amigos mais íntimos. Portanto o mais correto é perguntar aos próprios pais qual a preferencia deles. Caso peçam para esperar mais um tempinho, não se chateie os primeiros dias são complicados e a adaptação varia muito de pessoa para pessoa.
  2. Ligue antes.
    Nada de surpresas. Ligue antes de ir visitar o bebê. Os pais, nesse momento, estão tentando organizar a rotina. Muitas vezes a mamãe se sente indisposta devido a cirurgia ou até mesmo pelo desgaste dos primeiros dias.
  3. Cuidado com perfume.
    O olfato do bebê é muito sensível. Com pouco tempo de vida, os pais ainda não sabem se o bebê tem algum tipo de alergia. Portanto não opte por perfumes fortes, melhor ainda se não usá-los nessa ocasião. Outros odores como cigarro, por exemplo, também devem ser evitados.
  4. Higiene das mãos.
    É comum que no próprio quartinho do bebê já esteja o álcool em gel. Antes de pegar o bebê é muito importante utilizá-lo nas mãos, mas caso não encontre o álcool lave bem as mãos para proteger o bebê.
  5. Evite beijar a mãozinha do bebê.
    Os bebês vivem colocando as mãozinhas na boca, portanto beijá-las com certeza não será saudável. A vontade de beijar e apertar aquelas mãozinhas é grande, mas contenha-se, tudo pelo bem-estar e saúde do bebê!
  6. Não prolongue a visita.
    Imagine quantas visitas a família recebeu nesses dias. É essencial ter bom senso. A não ser que você seja muito íntimo e a família realmente demonstre que sua presença é necessária. Se esse for o caso, aproveite para dar uma mãozinha para os papais, que tal lavar aquela pilha de louça ou ajudar com algumas tarefas de casa?
  7. Não acorde o bebê.
    Só os pais sabem o grau de dificuldade para o bebe dormir, se o bebê estiver dormido não peça para acordá-lo, além disso, a família está tentando criar uma rotina para os horários de sono da criança.
  8. Só fotografe com a autorização dos pais.
    Aquele rostinho nos olhando é uma tentação, o desejo de tirar uma foto e postar nas redes sociais é praticamente irresistível, mas resista! Nem todos os pais sentem-se confortáveis em relação a isso. Antes de fotografar peça autorização dos pais. Ao fotografar evite flashes, principalmente se for muito próximo ao rostinho da criança.
  9. Evite palpites.
    Tudo que uma nova mãe não quer ouvir são palpites, e todos tem um. Seja aquela amiga com quatro filhos, a mãe, a sogra ou até mesmo a amiga que não tem filho.  É claro que todos querem ajudar, mas evite frases como – “Você deveria amamenta-lo mais tempo, ele parece estar faminto”, ou – “não fique tanto tempo com ele no colo”.
  10. Não visite se estiver doente.
    Com certeza de todos os tópicos esse é o mais importante. Nós como fotógrafas de recém-nascidos tomamos todos os cuidados. Esse com certeza está no topo da nossa lista. Jamais realizamos uma sessão fotográfica desse tipo resfriadas, por exemplo. Como o bebê acaba de chegar ao mundo não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, muitas vezes não tomou todas as vacinas. Portanto, se estiver com qualquer sintoma de doença, espere mais um tempinho até se recuperar totalmente. Com certeza os papais e o bebê entenderão, e ficarão felizes com o respeito e carinho demostrado por eles.

 

 

 

voltar