COMO É DIFÍCIL DEIXAR O BEBÊ CRESCER!

Crescer e deixar as dependências para trás muitas vezes é uma tarefa mais difícil para os pais do que para o bebê.

capas_materias

Pais com filhos na idade entre um, dois ou três aninhos já devem ter percebido o quanto é difícil largar a mamadeira ou excluir a fala infantilizada, e eu não estou falando que é difícil para o bebê e sim para os pais! Isso mesmo, é muito difícil para os pais, principalmente para a mamãe trocar a mamadeira pelo copo, trocar o berço pela cama, deixar de falar de forma infantilizada com a criança, entre outras atitudes que estacionam a criança no papel de bebê.

Fazer tudo pela criança na maioria das vezes não é consciente ou intencional. Racionalmente os pais buscam proteger, cuidar, nutrir e demonstrar afeto, mas inconscientemente querem a ação dos filhos sobre seus cuidados para manter o sentimento de participação e importância na vida dos pequenos. Essa é uma fantasia dos pais, afinal eles serão sempre figuras importantes para seus filhos.

O ideal é que proporcionem um desenvolvimento que favoreça a conquista da autonomia e independência da criança, pois melhor que fazer tudo por ela é ensiná-la a cuidar de si mesma e confiar em seu potencial e isso será possível após ter exercitado e experimentado situações no dia-a-dia com a supervisão e orientação do papai e da mamãe.

E fiquem despreocupados pois seu filho sempre precisará de vocês, não para segurar a mamadeira ou amarrar os sapatos, mas como modelo e “porto seguro” para o resto da vida.

psicologa infantil indaiatuba

Roselaine Viana
Psicóloga Infantil
roselainevianaps@gmail.com
11-98436-1975 / 19- 98835-7019

 

 

 

 

Gostou da matéria? Gostaria de maiores informações sobre esse ou outros assuntos?
Então entre em contato: doceinfancia@fococriativoimagem.com.br
Facebook: Foco Criativo Doce Infância

voltar