A chegada do bebê e o ciúme do pet

Muitas vezes os papais não sabem como lidar com o ciúme do pet quando a chegada do bebê está próxima, com certeza essas dicas irão te ajudar a enfrentar essa nova etapa!

Fotografia gestante vinhedo

Quando os futuros papais descobrem a gravidez, os cães percebem que a rotina da casa muda, os donos andam de lá pra cá, começam a medir paredes e móveis, a mamãe anda mais dorminhoca e com menos disposição, ao perceber todos esses detalhes muitos animais podem apresentar comportamentos variados, como inquietação, ansiedade e até mesmo se apresentarem desmotivados, alguns animais também podem urinar e defecar em lugares inapropriados, tudo isso para chamar atenção de seus donos.
Hoje muitos pets são tratados como membros da família, e a chegada de um novo membro acarreta ciúmes da mesma maneira que quando uma mulher engravida o outro filho tende a ficar enciumado, com os animais isso não é muito diferente.
Papais de primeira viagem podem não saber como lidar com seus pets e com a chegada do seu “novo” filho, pois desde então o pet era o primeiro filho e o queridinho da família, sendo sempre o centro das atenções.
Com a gravidez os papais tendem a diminuir a disponibilidade de atenção para eles. Quando o animal é acostumado a ficar dentro de casa ele costuma sentir muito mais que um animal que é acostumado a ficar no quintal.
Os cães normalmente são os animais que mais sentem, pois são mais dependentes e muitos são tratados realmente como um bebê, e podem ficar extremamente enciumado com esse novo  ser que solta ruídos estranhos, e é o centro das atenções, roubando a cena e fazendo com que os donos se esqueçam dele.
Deve-se se atentar a detalhes como por exemplo não mudar a rotina dos pets por causa do bebê, caso a mudança seja necessária mude antes do nascimento da criança. Os cães e gatos adoram a rotina, eles esperam os donos nos determinados horários, sabem as horas de passeio e horários de alimentação, é importante manter isso. Caso queira mudar algo, como por exemplo não querer que o cão entre mais no quarto,  opte por isso antes do nascimento da criança.
É necessário preparar o pet, pode-se estimular os animais com roupinhas com cheiro de lavandas e talcos, bonecas e barulhos de bebê. Faça com que pareça que tenha um recém-nascido na sua casa antes da chegada do novo membro na família, pode se deixar o carrinho de bebê na sala. Depois que o bebê nascer peça para alguém levar o cobertor da primeira noite para o cachorro se familiarizar com o cheiro.
Lembre-se que o aumento de número de visitas pode estressar os animais,  os gatos são muito sensíveis a mudanças ambientais e qualquer situação de estresse podem desencadear inflamações urinárias.  Fique atento aos sinais dos bichanos, caso seja necessário consulte o médico veterinário.
O importante é conseguir conciliar o bem-estar do bebê e do seu animalzinho, mantendo um ambiente agradável para todos. Não se desfaça do seu bichinho, especialistas em comportamento animal podem ajudar caso aja necessidade.
Animais que apresentem o comportamento muito dominante recomenda-se consultar um especialista em comportamento animal antes mesmo do nascimento do bebê.

Talita Hayashi Santos – Médica Veterinária
talita_gatinhos

 

voltar